Idade da Sarah

Lilypie Maternity tickers

Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido

A Sarah ainda não chegou, mas estamos na reta final, a barriguinha de oito meses começa a cobrar atenção e descanso. Nessas minhas andanças pela internet achei um artigo muito legal sobre os cuidados com o recém nascido e eu, como mamãe de primeira viagem, não deixo nunca de me interessar, pois as dúvidas são tantas! Mesmo com o curso de maternidade não é suficiente, é tanta informação que a gente se esquece, pois bem, vou transcrever o artigo maravilhoso da página SITE DA MAMÂE escrito em 2013:

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido


1.Manchas na Pele

A pele do bebê recém-nascido é bem macia e sensível, mas às vezes podem ter algumas manchas que muitas vezes podem parecer alarmantes para os pais. Pontos mais vermelhos que podem estar presentes na pele do bebê recém nascido na maioria das vezes vão clareando ou sumindo conforme o bebê chega aos 2 anos de idade. Meu filho mais novo teve algumas manchas avermelhadas atrás da nuca, mas foi sumindo conforme os meses, e agora que ele está com 1 aninho já está bem clarinha quase não aparece mais.
Também pode haver uma erupção vermelha com pequenas saliências nas dobras do pescoço ou atrás das orelhas do bebê, onde a pele do bebê fica úmida. Podem aparecer áspero ao toque, como uma lixa, Nestes casos lave bem a pele com água corrente fria e não esfregue quando seca-lo. Você pode colocar um pouco de amido ou talco para evitar a umidade da pele.
Se você estiver preocupada com qualquer erupção cutânea ou se o seu bebê está doente ou com febre, leve ao pediatra. A prevenção é sempre melhor que remediar!

2.Acne

O bebê recém-nascido pode ter erupções conhecidas como acne brancas no nariz, queixo ou bochechas com freqüência. Estas acnes geralmente vão embora por conta própria, Isto ocorre devido ao efeito de hormônios maternos que ainda estão circulando no sangue do bebê.
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém nascido

3.Dermatite Seborreica

A Dermatite Seborreica é muito comuns em bebês, aparece como pele escamosa que formam crostas amarelas ou brancas na cabeça do bebê. Também podem aparecer em bebês recém-nascidos nas orelhas, sobrancelhas, pálpebras, ou até mesmo nas axilas.
Não é contagiosa, e provavelmente não vai incomodar seu bebê recém-nascido. Para limpar, use uma bola de algodão embebido com óleo de amêndoas e esfregue com cuidado até sair. Fique atenta na hora de lavar o cabelinho do seu filho, se você está tirando totalmente a espuma do xampu, resíduos de sabão pode provocar ainda mais a dermatite seborreica. Existem casos de dermatite seborreica avançada que é necessário usar algum tipo de xampu dermatológico indicado pelo dermatologista infantil.

4.Perda de peso do bebê recém-nascido

O bebê recém-nascido perde entre 10 a 12% do peso durante os primeiros dias de vida, Após algumas semanas logo após o nascimento o bebê volta a ganhar peso novamente, o esperado é ganhar de 120 a 200 gramas por semana durante as primeiras semanas, e depois entre 500 e 800 gramas por mês durante os primeiros seis meses.
Não se preocupe com a perda de peso nos primeiros dias, os bebês nascem com bastante líquidos e gordura para sobreviver até que eles ganhem rotina de alimentação regular.Verifique com seu o pediatra sobre qualquer dúvida que você estiver referente a amamentação e como amamentar o seu bebê corretamente.

5.Amamentando o bebê recém-nascido corretamente

Muitos bebês precisam de ajuda em amamentar corretamente , logo após o nascimento. Uma dica importante é levar a boca do bebê ao peito e verificar se a boca do bebê pegou toda a aureola do seio da mamãe. Você pode sentir dor no início da amamentação, mas deve melhorar depois de alguns dias. Aproveite para ler um artigo que fiz falando mais sobre a amamentação. Caso você perceba que a sucção do bebê não está sendo correta, converse com o seu médico para ver se ele pode estar complementando a amamentação do bebê com leite artificial.

6.Fezes escuras

As primeiras fezes do bebê são verde escuro, preto e grosso, mas depois disso, a cor das fezes do bebê devem ficar verde amarelado. Se o bebê for amamentado exclusivamente no seio, suas fezes serão mostarda clara ou amarela, se for amamentado com leite artificial, provavelmente serão mais escuras. Caso as fezes fiquem duras e com a cor mais escura provavelmente seu bebê pode estar ressecado, neste caso ofereça água nos intervalos das mamadas, meus dois filhos tiveram problemas de ficarem ressecado e a água no intervalo das mamadas foi um grande aliado para solucionar este problema.

7.Moleira (fontanela) incha ou afunda quando o bebê chora

A moleira do bebê assusta muitas mamães, e realmente é bastante sensível, mas não é algo para a mãe ficar desesperada, aproveite e leia um artigo que fiz falando mais sobre as moleiras do bebê. É normal quando o bebê chora a moleira afundar ou inchar.
Mas é importante reparar quando o bebê está mais calmo ou dormindo se a moleira está muito funda, caso estiver o bebê pode estar desidratado e é importante a consulta com o pediatra para fazer as avaliações necessárias. A moleira desaparece cerca de seis meses, e se fecha totalmente entre 12 e 18 meses.
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém nascido

8.Assaduras e alergias causadas pelo uso da fralda

A verdade é uma só quase todos os bebês têm assaduras em algum momento, geralmente ocorre com mais freqüência entre 4 e 15 meses, e é mais aparente quando os bebês começam a comer alimentos sólidos.
As causas mais comuns de assaduras são: fraldas sujas ou muito apertadas, fezes freqüentes, uso de antibióticos e alergia ao calor. As soluções incluem: mudança de fraldas com freqüência, escolha marcas que tenha uma boa ventilação e nunca aperte demais o fecho da fralda para evitar as assaduras e alergias, use creme de assaduras de qualidade e que contenham em sua composição a nistatina que ajuda a tratar e prevenir as assaduras.

9.Pele amarelada (mais conhecida como icterícia)

Meus dois filhos tiveram icterícia quando nasceram, ficaram com os olhos e corpinho amarelado, isso é comum em recém-nascido. O que eu fiz é sempre na parte da manhã antes do sol das 11 horas, deixar meu filho aproximadamente 20 minutos tomando sol em todo o corpo somente de fralda, na frente e de bruços também. E na parte da tarde também no sol das 15 e 16 da tarde que é bem suave. Com esse procedimento a icterícia dos meus filhos sumiram em 5 dias. Se o amarelidão não passar e se alastrar leve seu filho ao pediatra imediatamente. Se quiser saber mais detalhes sobre a icterícia leia o meu artigo falando mais sobre esse assunto: Icterícia no bebê

10.Umbigo do bebê

O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.
A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.
Um bebê recém-nascido realmente é bastante sensível e pode dar medo para algumas mães, mas com muito amor, carinho e dedicação esses medos logos são tirado de letra, e a mamãe se torna a cada dia mais experiente e superprotetora com o seu filho.
facebook twitter

LAURA DINIZ CAMARGO

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário